fbpx

Inspetor PC-RJ: conheça a carreira

O cargo de inspetor é um dos mais almejados dentro da PC-RJ. Com remuneração de R$6.380,29 e requisito de ensino superior completo, foram autorizadas 100 vagas para o próximo concurso. O edital já está publicado.

Mas você está pronto para a prova?

“Quando você tem sonho e se sente um vocacionado, tem que ir atrás dos seus objetivos”, define o professor Alexandre Prado, apresentador do programa O Especialista no canal da Folha Dirigida.

Segundo ele e o professor e inspetor da PC-RJ, Bismarck Martins, é normal que o futuro servidor se sinta nesse dilema entre querer logo o edital e ter a sensação de que não estudou o suficiente para a prova.

Por isso, os profissionais conversaram sobre as atribuições da Polícia Civil do Rio de Janeiro, principalmente do cargo de inspetor da PC-RJ, e como se preparar para o próximo concurso.

Você pode tanto assistir a live, que ficou gravada, quanto ler os principais assuntos discutidos neste post, ok?

Quais são as funções do inspetor da PC-RJ?

Entre as funções para o cargo de inspetor, estão:

  • Atendimento ao público
  • Lavratura de flagrantes
  • Cumprimento de mandados de prisão ou busca e apreensão
  • Operações policiais
  • Atuação em grandes eventos
  • Atividades relacionadas à segurança pública, em defesa da sociedade

Apesar de serem considerados cargos diferentes, na prática, as funções são basicamente as mesmas do investigador. Conforme descreve Bismarck Martins, ambos vão para rua, dirigem viatura e trabalham na investigação criminal.

“Diante da necessidade do serviço, todo mundo faz tudo”, resume.

Nesse contexto, há ainda um projeto de lei correndo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para a mudança do requisito de ensino médio para superior completo para o cargo de investigador.

No entanto, além de alguns deputados estarem fazendo um esforço para empurrar a votação do projeto para depois do concurso, também precisaria ser feita uma alteração nas classes para a aglutinação dos cargos.

Nesse sentido, a última classe do inspetor, entre seis, é a de comissão de polícia. Já no caso do investigador, são três classes. Inclusive, o menor número torna as promoções dentro do cargo de investigador mais rápidas.

Quais são os requisitos para ser inspetor da PC-RJ?

Além do ensino superior completo, também é necessária a CNH na categoria B.

Qual o salário de um inspetor da PC-RJ?

Atualmente, o inspetor da PC-RJ ganha R$6.380,29.

Como se tornar inspetor da PC-RJ?

Acima de tudo, para se tornar inspetor, é necessário a aprovação em todas as etapas do concurso, o que inclui o curso de formação.

São mais de 800 horas de aula. Além dos conteúdos teóricos, também é lá que o futuro policial aprende defesa pessoal, tiro, armamento, abordagem de veículo e outras atividades que farão parte do seu cotidiano.

No último concurso para inspetor da PC RJ, as etapas da seleção foram:

  • Prova de conhecimento
  • Teste de Aptidão Física (TAF)
  • Exame psicotécnico
  • Exame médico
  • Curso de formação profissional

Já as matérias cobradas na prova e seu respectivo número de questões foram:

  • Língua Portuguesa: 30 questões
  • Noções de Direito Administrativo: 13 questões
  • Noções de Direito Constitucional: 13 questões
  • Informática: 20 questões
  • Noções de Direito Penal: 12 questões
  • Noções de Direito Processual Penal: 12 questões

turma bravo

Como ter motivação para estudar?

Segundo Bismarck Martins, a motivação de cada um é muito particular. No caso dele, sempre foi um objetivo ganhar bem e conseguir mudar a sua vida fazendo algo que gostasse. Também foi um ponto de virada em sua vida perder o pai aos 12 anos de idade.

Depois de servir na Marinha por um ano, ele se matriculou em um supletivo. Em seguida, foi aprovado para o Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase-RJ) e para a Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais (Seap-MG), em Juiz de Fora.

Ao mesmo tempo, com o salário que recebia na Seap, pagava a faculdade de Direito. Inclusive, no oitavo período, chegou a ser aprovado na primeira fase do concurso para delegado da PC MG.

No nono período, passou na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Por fim, no décimo, foi aprovado para inspetor da PC RJ, no último concurso em 2012, cargo que exerce atualmente.

No entanto, ele reforça que nenhuma vitória veio sem deixar de fazer grandes renúncias.

Dicas de estudo para o concurso da PC-RJ

Antes das suas aprovações na Seap e no Degase, o professor e inspetor comprou apostilas em bancas de jornal – na época quase não havia material online – para as principais disciplinas:

  • Português
  • Informática
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

Assim, ele conseguiu formar uma base sólida já de início que poderia aproveitar para vários concursos. Outro método que o ajudou foi diversificar os estudos entre:

  • Aulas (presenciais ou pela internet)
  • Apostilas e bons materiais
  • Doutrina não tão pesada (material mais objetivo)
  • Muita lei seca
  • Em caso de dúvidas, procurar as respostas em outros materiais

Principalmente a parte de doutrina, ele não acredita na cobrança de forma muito pesada no concurso para investigador e inspetor.

Por exemplo, em Direito Administrativo, “se você souber o básico e a lei seca, já é o terror”, brinca.

Da mesma forma, também ressalta o professor Alexandre Prado que a ideia de qualquer curso é dar um direcionamento para os seus estudos. Por outro lado, reforça, cumprir as metas e os objetivos vem de cada um.

Ainda destaca o inspetor que é normal sentir mais dificuldade no início, como seria com começar qualquer outra atividade. Afinal, ninguém consegue a aprovação em concurso público estudando apenas por um mês.

Investigador ou inspetor da PC-RJ: qual escolher?

Ambos os profissionais acreditam que o melhor seja fazer o concurso para as duas carreiras. Principalmente quem já tem ou está cursando a graduação.

Assim também, as bancas têm o hábito de marcar as provas para dias e horários diferentes.

Mas não é porque a prova de investigador exige apenas até ensino médio completo que ela é mais fácil. Pelo contrário.

Muitas vezes, esse fator faz com que tenha até mais concorrentes. Portanto, esteja muito bem preparado para ambas!

Você está estudando para inspetor da PC-RJ, futuro servidor? Continue acompanhando o Blog da Folha Dirigida para mais dicas de estudo!

turma bravo pcrj

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *