fbpx

Mudanças no edital de Necropsia da PC RJ

Quem estava no aguardo do edital de Polícia Civil RJ, já ficou aliviado com a divulgação no dia 23 de setembro. Porém, houve algumas mudanças nos editais de Necropsia da PC RJ.

As remunerações para técnico e auxiliar de necropsia mudaram, sendo agora respectivamente de R$5.165,75 e de R$4.606,29. Outra diferença está nas matérias cobradas nas provas.

Para auxiliar, agora as provas objetivas terão 60 questões, das quais 30 serão de Conhecimentos Gerais (20 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática) e 30 sobre de Conhecimentos Específicos (Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humanas, Noções de Prova no Processo Penal e Noções de Direito Administrativo).

Já para técnico, as provas objetivas serão compostas por 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa) e 40 de Conhecimentos Específicos (Anatomia e Fisiologia Humanas, Noções de Prova no Processo Penal e Noções de Direito Administrativo).

Diante dessas mudanças no edital, os professores da Folha Cursos explicaram como adaptar os seus estudos. Você pode assistir à live, que ficou gravada, ou conferir os principais tópicos discutidos abaixo, ok?

Sem mudanças no edital de Necropsia PC RJ em Matemática

A disciplina de Matemática continuará sendo cobrada, como foi no último concurso, de 2002, para auxiliar de necropsia. Atenção, pois não tem Matemática para técnico, apenas para auxiliar.

Segundo o professor Angelo Primo, os conteúdos são os mesmos da última prova. O que mudou foi a banca (em 2002, o concurso de auxiliar foi organizado pela Faepol). Isso significa dizer que o candidato precisa estar atento às diferentes formas de cobrança.

Em resumo, os conteúdos para estudar em Matemática são:

  • Números e operações
  • Divisibilidade
  • Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação
  • Tratamento da informação
  • Álgebra
  • Medidas e formas
  • Princípios de contagem
  • Noções de probabilidade

De acordo com o professor, a banca da prova, a FGV, pode conseguir encaixar esses oito itens nas dez questões, por um assunto ser mais extenso do que o outro.

Na última prova, de 2002, os conteúdos estiveram divididos da seguinte maneira:

  • Operações numéricas: uma questão
  • Divisibilidade: uma questão
  • Porcentagem: uma questão
  • Equação de 1º grau: uma questão
  • Sistema de equações: uma questão
  • Geometria: duas questões
  • Tratamento da Informação: uma questão
  • Princípios da contagem: duas questões

Essa distribuição dá um indicativo de quais assuntos foram cobrados com maior intensidade. Além disso, segundo Angelo Primo, a última prova também teve questões mais voltadas para o Raciocínio Lógico.

Matemática na FGV

De acordo com um levantamento feito pelo próprio professor, das questões da área policial feita pela FGV, um assunto muito cobrado é Números, aparecendo em 14 questões. A grande maioria envolvia fração.

Via de regra, o conteúdo vinha misturado com outros. Em seguida, veio Geometria, com 11 questões, e Proporcionalidade, com 9 questões. “Muita regra de três e muita porcentagem”, destaca o professor.

Por outro lado, o tópico que menos apareceu foi Média Aritmética, mais restrito às áreas técnicas. Ela veio em três questões.

A dica do professor é pegar as questões da área policial da FGV para praticar. Feitas essas questões, praticar com as de outros cargos. O importante é enxergar a forma e o padrão de cobrança da banca. Dificilmente, a mudança do perfil da banca varia de uma prova para a outra.

Por fim, o professor recomenda não se amedrontar e deixar de fazer a prova de auxiliar de necropsia porque o edital tem Matemática. O importante é ter um bom suporte para estudar e ter dedicação!

necropsia pc rj

Novas matérias são parte das mudanças no edital de Necropsia PC RJ

Uma das grandes surpresas foram as matérias de Direito Administrativo e Processo Penal no edital de Necropsia da Polícia Civil RJ.

Apesar de muitos candidatos terem se assustado, o professor Igor Daltro acredita que esse tenha um acerto e que sejam conhecimentos importantes mesmo para os auxiliares e técnicos de necropsia.

Em Processo Penal, os artigos 155 a 184 do Código de Processo Penal tratam exatamente de corpo de delito, algo que quem trabalha com necropsia precisa estar atento.

“Você já conseguiu imaginar se você fizer um exame de corpo de delito sem seguir as devidas formalidades legais e ele não puder ser usado, por exemplo, para condenar um meliante que cometeu um crime?”, questiona o professor.

Por isso, é muito importante saber como funciona essa parte de provas. O trabalho do profissional da necropsia é essencial no processo de uma investigação e, até mesmo, em uma eventual condenação. Dominar isso é essencial.

Além disso, segundo o professor, esse conteúdo não é extenso. Por mais que seja um assunto que quem é da área médica não esteja familiarizado, ter apenas 30 artigos facilita muito. Ele também aposta que as questões serão de literalidade da lei.

Como estudar Direito Administrativo?

Já em Direito Administrativo, é importante que o candidato esteja atento a assuntos como:

  • Quem tem competência para fazer o corpo de delito?
  • Qual é a formalidade que deve ser respeitada?
  • Na hora do exame de corpo de delito, é necessário anotar tudo que aconteceu?

Todos esses são atos administrativos que tanto o auxiliar quanto o técnico precisam estar atentos. Por isso, também faz sentido que a disciplina esteja no edital de Necropsia Polícia Civil RJ.

Na hora de estudar, o candidato também terá contato com os princípios da administração pública, essencial para a atividade. Inclusive, a FGV é uma banca que cobra com frequência conteúdos como os princípios da impessoalidade e da autotutela.

Apesar do conteúdo estar previsto em lei, não há explicação na legislação para ele. O conteúdo da doutrina aparece em livros de Direito Administrativo. Ainda assim, o professor não recomenda estudar dessa forma devido alto gasto financeiro para um conteúdo pequeno.

Os futuros técnicos e auxiliares de necropsia precisam estar atentos ao que seriam dois capítulos de um livro: princípios e atos administrativos. Também não será um conteúdo cobrado com muita complexidade, já que o foco da prova é Anatomia.

Portanto, o professor indica estudar por boas apostilas e PDFs focados nos assuntos da prova.

Temas importantes

Entre os temas para ficar de olho, destaca princípios da administração expressos e implícitos. A FGV costuma cobrar muito o da impessoalidade e da altotutela, além da segurança jurídica em segundo plano.

O princípio da impessoalidade significa pensar que o agente não pode agir em prol de uma pessoa A ou B, mas sempre a favor do serviço público. A banca cobra o assunto em duas vertentes.

Uma delas estabelece que os atos do poder público não podem conter promoção pessoal de agentes públicos. Ou seja, você não pode usar a estrutura do Estado para se autopromover.

Já a autotutela é o poder de cuidar de si mesmo, de ter responsabilidade sobre os próprios atos. Nesse sentido, você pode revogar e anular os seus próprios atos.

Em atos administrativos vale a atenção redobrada a revogação e anulação de ato administrativo e atributos e características deles. Também fique atento a parte de requisitos e elementos e outras formas de extinção, principalmente cassação e caducidade.

Curso para auxiliar e técnico de necropsia da PC RJ

Mudanças no edital de Necropsia PC RJ em Anatomia

Dentre as 40 questões de Conhecimentos Específicos para técnico, o professor e técnico de necropsia da PC RJ, Maxwell Almeida, acredita que 30 delas possam ser de Anatomia e Fisiologia. O mesmo vale para a prova de auxiliar, que tem apenas 30 questões na parte específica.

Por isso, uma preparação adequada é fundamental. Mesmo não sendo da área da Saúde é possível ser aprovado. Isso dependerá das sua dedicação nos estudos.

“Basta você estudar, aprender aquilo e executar da melhor forma no dia da prova”, resume o professor. Esse estudo consistente será possível com a ajuda de bons materiais escritos e aulas, acompanhado de um estudo diário alinhado ao planejamento.

Inclusive, se você tem o ensino médio completo, é possível fazer a prova para os dois cargos, porque os exames são em dias diferentes. Vale a pena estudar para os dois porque muito do conteúdo pode ser reaproveitado.

Conteúdos novos

Além de Direito Administrativo e Noções de Processo Penal, exclusivamente o edital para técnico, a parte específica da prova de Conhecimentos Específicos inclui Anatomia e Fisiologia Humana, contém os seguintes conteúdos novos que não aparecem para auxiliar:

  • Preparo de reagentes e soluções
  • Concentração comum
  • Molaridade
  • Diluição
  • Biossegurança
  • O uso de equipamentos de proteção individual e coletiva
  • Manuseio e conservação de instrumental
  • Vidraria e equipamentos
  • Esterilização e assepsia
  • Métodos físicos e químicos
  • Descontaminação de instrumental, vidrarias e equipamentos
  • Descontaminação e descarte de material biológico

Segundo o professor, as mudanças em relação ao edital de 2009 foram pouquíssimas. Por exemplo, no edital passado de Necropsia Polícia Civil RJ foi pedida apenas a estrutura dos músculos esqueléticos. Já no novo, além desse tópico, também foram pedidos:

  • Músculos
  • Os principais grupos musculares
  • As funções dos músculos

Mas fique atento! Não é para estudar todos os músculos, mas apenas os principais, como especifica o edital. Outro conteúdo novo é planos e eixos anatômicos.

Edital de auxiliar idêntico ao último

Para quem quer fazer a prova de auxiliar, além da prova de técnico, o professor Maxwell lembra que não pode deixar de estudar Matemática. Por mais básico que seja o conteúdo, visto que o concurso é de nível fundamental, essa parte também requer cuidado.

Inclusive, para auxiliar, o edital é idêntico ao último edital, de 2002. Até mesmo a sequência das exigências é a mesma.

Apesar de não aparecer no edital, o professor aconselha que o candidato estude a lei Maria da Penha, devido a lei que obriga que ela seja cobrada em provas de concurso.

A preparação não inclui apenas a prova objetiva, mas também o TAF, em vez de só pensar nele quando resultado da primeira etapa. Procure um bom professor de educação física que possa dar as devidas orientações.

Além disso, fazer atividade física também ajuda no processo de aprendizagem, o que acaba interferindo nos seus estudos.

Agora que você já sabe o que mudou no edital de Necropsia Polícia Civil RJ, hora de incluir essas mudanças nos seus estudos!

necropsia pc rj

Você pode gostar...

1 Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *